Conakry, Guiné-Conakry (PANA) – A Guiné-Conakry e a Índia assinaram três acordos de cooperação por ocasião da visita de 72 horas a Conakry do Presidente indiano, Ram Nath Kovind, encerrada sábado, indica um comunicado oficial transmitido à PANA.
O primeiro acordo envolve um memorando de entendimento entre os dois Estados sobre a cooperação no domínio do sistema da medicina tradicional e homeopatia.
O segundo acordo refere-se às energias renováveis, enquanto o terceiro protocolo entre a Guiné-Conakry e a Telecommunications Consultants India Limited (TCIL) é relativo à participação no projeto de rede VBAB.
O Governo índiano também decidiu a abertura de uma linha de crédito de 170 milhões de dólares americanos destinados ao abastecimento de água potável da capital, exposta, há vários anos, a penúrias recorrentes em numerosos bairros.
A Índia vai financiar dois hospitais provinciais que se acrescentarão aos dois em curso de realização.
Por outro lado, as duas partes decidiram alargar a sua cooperção aos domínios da agricultura e das minas, e confirmaram o seu compromisso de lutar contra o terrorismo.
O Presidente indiano, que efetuou o seu primeiro périplo pelo continente, visitou o Benin e a Gâmbia antes de chegar quinta-feira última à Guiné-Conakry.
-0- PANA AC/JSG/SOC/FK/IZ 4ago2019