Guiné-Conakry retoma tráfego aéreo e voos comerciais
Conacri, Guiné (PANA) - O chefe de Estado guineense, Alpha Condé, convidou quinta-feira o Ministro dos Transportes a estabelecer um protocolo e um calendário para a retomada de voos comerciais e uma reabertura gradual do tráfego aéreo internacional, soube-se sexta-feira de fonte oficial.
Segundo um comunicado de imprensa do Conselho de Ministros transmitido à PANA, o Presidente Condé precisou que o estabelecimento deste protocolo será baseado no princípio da reciprocidade em relação ao país de origem e de acordo com regras estritas.
Trata-se da obrigação para os passageiros que entram no território guineense de terem um resultado negativo recente da covid-19 e submeter-se igualmente a um outro teste à chegada a Conakry.
Será obrigatório, exceto em casos excecionais, ao passageiro submeter-se a um confinamento à chegada por um período que será definido de acordo com a Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS).
A instauração de um procedimento particular aplicável ao pessoal diplomático, aos peritos e consultores estrangeiros, bem como aos técnicos das empresas mineiras ou a realização de contratos públicos será estudada.
O Aeroporto Internacional de Conakry-Gbessia, fechado ao tráfego internacional desde março passado, recebeu, entre outras coisas, voos humanitários da China para transportar equipamentos médicos na luta contra o coronavírus.
Desde o primeiro caso da covid-19, detetado no país, a 12 de março, a ANSS registou mais de cinco mil casos positivos, dos quais mais de quatro mil pessoas declaradas curadas da doença que fez 33 óbitos no país nas estruturas sanitárias.
-0- PANA AC/JSG/MAR/IZ 3julho2020