Guiné-Conakry renova Alta Autoridade da Comunicação
Conakry, Guiné-Conakry (PANA) - Treze novos comissários, dos quais sete mulheres, saídos maioritariamente da paisagem audiovisual guineense, foram nomeados segunda-feira, pelo Presidente Alpha Condé, para integrar a Alta Autoridade da Comunicação (HAC), de acordo com um decreto publicado no mesmo dia.
Três mulheres, escolhidas pelo chefe de Estado, precisa o decreto, fazem a sua entrada na estrutura, cujos membros prestarão juramento no Tribunal Constitucional antes da sua entrada em funções.
A duração do mandato dos membros da HAC é de cinco anos.
A Assembleia Nacional, o Conselho Nacional da Magistratura, as gráficas, o Ministério dos Correios e Telecomunicações, entre outros, também escolhem os seus representantes na HAC.
A Associação Guineense da Imprensa Online (AGUIPEL), a Associação dos Jornalistas da Guiné-Conakry (AJG), a União das Rádios e Televisões da Guiné-Conakry (URTELGUI), a Associação da Imprensa Independente (AGEPI), a Associação dos Profissionais Africanos da Comunicação (APAC), a Federação Nacional dos Cineastas (FENACI) constituem os membros da estrutura que escolherá o seu presidente no termo duma eleição interna.
A HAC substituiu o Conselho Nacional da Comunicação (CNC) criado no início dos anos 90.
A nova estrutura nasceu, em 2010, na nova Constituição, criada sob a Junta militar que assumiu o poder, em dezembro de 2009, no dia seguinte ao falecimento do Presidente Lansana Conté, na sequência de uma prolongada doença
-0- PANA AC/JSG/FK/IZ 25agosto2020