Guiné-Conakry regista sexto óbito ligado ao vírus de Ébola
Conakry, Guiné-Conakry (PANA) - Um paciente suspeito de ter a febre hemorrágica de Ébola, faleceu segunda-feira, na da Guiné, soube a PANA de fonte oficial.
Este caso aumentou assim para seis o total de óbitos registados desde o recente diagnóstico dos primeiros doentes na província meridional do país (sul), de acordo com a fonte.
O sexto óbito foi registado, precisa a Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS), em Nzerokoré, a capital desta província, situada a cerca de mil quilómetros da cidade capital, Conakry.
A mesma fonte sublinha que o balanço dá conta de quatro novos casos positivos confirmados e de cinco casos prováveis notados a 22 de fevereiro corrente.Três pessoas estão internadas nos Centros de Tratamento Epidemiológico, incluindo um confirmado em tratamento no centro de Nongo, nos arredores da cidade capital, dois casos confirmados em Nzerekoré.
A ANSS, que rececionou, segunda-feira última, 11 mil 360 doses de vacina contra o vírus de Ébola oferecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), garante que 382 casos contactos estão sob controlo médico dum total de 394, ou seja, uma taxa de controlo médico de 97 por cento.
O Governo francês forneceu, quarta-feira, um lote de 500 batas de proteção, destinadas ao pessoal médico desdobrado no terreno.
A Guiné Conakry, confrontada com uma segunda epidemia de febre hemorrágica de Ébola, registou pela primeira vez casos desta doença em 2013 na mesma província meridional, antes da sua extensão pelo território nacional, bem como pela Libéria e pela Serra Leoa, onde a patologia fez mais 25 mil mortos.
-0- PANA AC/JSG/FK/DD 25fev2021