Guiné-Conakry regista mais um óbito da covid-19
Conakry, Guiné (PANA) - A Guiné-Conakry registou uma nova morte pelo coronavírus, elevando para 145 o número total de óbitos desde a descoberta do primeiro caso no país, a 12 de março de 2020, segundo Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS).
No seu último boletim diário transmitido à PANA, no fim de semana, a ANSS explica que foram testadas 1.032 novas amostras com 57 resultados positivos, um índice de positividade de 5,5 por cento, contra 91 pacientes declarados curados.
O número acumulado de casos positivos é de 22.304 contra 19.776 curados e 145 óbitos registrados nos centros de tratamento hospitalar (CTE), onde 901 pacientes ainda estão internados, enquanto outros 237 pacientes estão acompanhados em casa.
O diretor-geral adjunto da ANSS, Bouna Yatassaye, revelou recentemente à imprensa que dois laboratórios diagnosticaram a circulação, no país, de 30 por cento da variante inglesa do coronavírus.
Estas descobertas foram possíveis, explicou, graças à criação de quatro laboratórios de sequenciamento que determinam o tipo de vírus covid-19 em circulação no país.
Disse ainda que 82 dos casos positivos de coronavírus foram, em Conakry, a capital, considerada o epicentro da doença, enquanto nenhum caso positivo foi diagnosticado na única prefeitura de Beyla (sul), entre as 33 do país.
Face ao aumento dos casos positivos, o Governo lançou na quarta-feira a campanha em grande escala para o teste covid-19 e vacinação em instituições de ensino superior.
-0- PANA AC/IS/MAR 02maio2021