Guiné-Conakry regista 19 novos casos de coronavírus
Conakry, Guiné (PANA) - A Guiné-Conakry registou 19 novos casos positivos de coronavírus depois de testes realizados quinta-feira em mil 512 amostras, um índice de positividade de 1,3 porcento.
Segundo a Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS ), no seu boletim diário transmitido à PANA, em Conakry, 66 pacientes, internados nos diversos centros de tratamento foram declarados curados.
Com esta atualização, o total cumulativo de casos confirmados passa para 13.186, desde o anúncio do primeiro caso, em março último.
De acordo ainda com a ANSS, 76 pacientes hospitalizados em centros de tratamento morreram da covid-19.
Diante do aumento de casos positivos, o Governo ordenou recentemente a intensificação da testagem nos Ministérios, bem como em vários outros setores da Administração pública e privada.
Convidou a sociedade civil a apostar nas campanhas de sensibilização pública, principalmente na capital, Conakry, considerada pelo Ministério da Saúde como o epicentro da doença que atinge mais os municípios de Matotoa e Ratoma, dois dos cinco da capital.
As autoridades proibiram também as manifestações públicas, em todo o território nacional.
Assim, a direcção da Farmácia Central, num comunicado, afirmou quinta-feira que todos os seus agentes testados estão saudáveis.
A ANSS continua a lamentar a falta de observância das medidas sanitárias, nomeadamente o uso de máscara, que "quase desapareceu dos hábitos", apesar do pagamento de 50 mil francos guineenses a título de multa aplicada pelas autoridades pelo incumprimento.
-0- PANA AC/JSG/MAR/IZ 04dez2020