Guiné Conakry regista 155 novos casos de coronavírus
Conakry, Guiné-Conakry (PANA) - A Guiné Conakry registou, domingo, 155 novos casos de coronavirus (covid19) pelo coronavírus após testes realizados em mil 331 amostras, ou seja, um índice de positividade de 11,6 por cento, anuncia a Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS).
No seu boletim diário transmitido segunda-feira à PANA, a ANSS precisou que 49 doentes testaram negativos e foram declarados curados nos Centros de Tratamento Epidemiológicos (CTE) onde estão internados 652 pacientes.
O total de casos de covid-19 confirmados na Guiné Conakry subiu doravante para 16 mil 825, incluindo 15 mil 230 curados, e 95 óbitos hospitalares, desde o surto do primeiro caso no assinalado no país, a 12 de março de 2020.
A campanha de vacinação iniciou-se sexta-feira ultima na cidade capital, Conakry, onde as primeiras vacinas chinesas, Sinopharm, foram administradas ao pessoal médico, antes da sua extensão às pessoas menores de 50 anos de idade que o desejem.
Várias pessoas afirmam não ter confiança nas vacinas e não estar prontas para se fazer imunizar com a vacina Sinopharm, da qual a China forneceu 200 mil doses ao Governo guineense, segundo a fonte.
São aguardadas igualmente, no país, cerca de 400 mil doses da vacina russa Sputnik V que, segundo a fonte, permitirão vacinar cerca de dois milhões de pessoas.
Devido ao aumento dos casos positivos, nomeadamente na cidade capital, o Governo decidiu, na semana passada, prorrogar por três meses o Estado de emergência sanitária em todo o território nacional.
Os poderes públicos lembram o respeito pelas medidas de prevenção e o uso obrigatório de máscaras, sob pena de o transgressor ter de pagar uma multa fixada em 50 mil francos guineenses, ou seja, cerca de três mil francos CFA (cerca de seis dólares americanos), contra os transgressores.
-0- PANA AC/JSG/FK/DD 8março2021