Guiné Conakry receciona primeiro lote de vacina AstraZeneca
Conacri, Guiné (PANA) - O Governo guineense recebeu domingo um lote de 194,4 mil doses da vacina AstraZeneca / Oxford, no quadro da primeira fase de expedição das vacinas contra covid19, da iniciativa COVAX, soube a PANA de fonte oficial.
As doses da vacina foram rececionadas no aeroporto internacional de Conakry-Gbessia pelos ministros das Negócios Estrangeiros e Guineenses do Exterior, Ibrahima Kalil Kaba, o seu homólogo da saúde, Rémy Lamah, na presença de funcionários de várias agências das Nações Unidas.
Esta vacina, CUA utilização urgente foi autorizada pela OMS, chegou à Guiné Conakry, um ano depois da notificação do primeiro caso de covid-19 no país, a 12 de março de 2020.
No início de março último, a Guiné tinha recebido um lote de 156 mil seringas enviadas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no âmbito da iniciativa Covax, cujo principal doador é a Team Europe que, recorda-se, desembolsou dois milhões e 200 mil euros.
As populações mais vulneráveis vão beneficiar destas vacinas, nomeadamente profissionais de saúde da linha da frente, pessoas com mais de 60 anos de idade e pessoas com comorbidades.
A Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS), que já usa vacinas chinesas, Sinopharm, e russas, Sputink V, perspetiva vacinar 45 por cento da população até junho próximo, antes de atingir cinco milhões de pessoas em dois anos.
No entanto, a ANSS deplora o baixo afluxo de pessoas para postos de vacinação instalados em diversos pontos da cidade capital do país, Conakry.
-0- PANA AC/JSG/SOC/MAR/DD 12abril2021