Guiné-Conakry recebe $ 90 milhões de apoio orçamental do BM
Conakry, Guiné-Conakry (PANA) – O Banco Mundial (BM) concedeu à Guiné-Conakry um apoio orçamental de 90 milhões de dólares americanos para o período 2019-2020, anuncia um comunicado transmitido esta sexta-feira à PANA, em Conakry.
O acordo relativo a este apoio orçamental foi assinado quinta-feira à noite pelo ministro guineense da Economia e Finanças, Mamadi Camara, e pelo representante do BM na Guiné-Conakry, Nestor Coffi.
Segundo o comunicado, o objetivo desta ajuda orçamental é apoiar as reformas visando contribuir para a consolidação da gestão das Finanças Públicas, para o reforço do quadro institucional e regulamentar para promover a competitividade e também a melhoria do desempenho financeiro do setor da energia.
Visa igualmente apoiar o Estado para tornar os serviços públicos eficazes, como o acesso à educação, à saúde, à segurança alimentar, incluindo a água e a eletricidade para todos.
Por ocasião da assinatura do acordo, o ministro exigiu uma maior rapidez no desembolso dos fundos.
Este acordo é a primeira fase de uma nova série de apoios orçamentais do BM para o período 2019-2020, no quadro da aplicação do Plano Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (PNDES).
O Banco Mundial aprovou, em fevereiro passado, um financiamento da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), no valor de 50 milhões de dólares americanos, destinado a apoiar o projeto de melhoria do acesso à eletricidade na Guiné-Conakry.
Este projeto permitirá a mais de 600 mil pessoas de algumas regiões do país aceder mais facilmente aos serviços da eletricidade.
Faz parte de uma importante participação do BM no desenvolvimento do setor energético guineense, que inclui o reforço do setor da eletricidade para o qual 50 milhões de dólares americanos foram aprovados, em 2014, e um financiamento complementar de 25 milhões de dólares americanos foi autorizado, em 2018.
-0- PANA AC/JSG/MAR 29nov2019