Agência Panafricana de Notícias

Guiné Conakry realiza Salão da Educação Nacional

Conakry, Guiné (PANA) – Um Salão da Educação Nacional realizar-se-á de 05 a 07 de setembro em Conakry sob o lema “Estrategias e Medidas de Reformas para Enfrentar o Desáfio da Melhoria da Qualidade dos Docentes/Aprendizagens”, soube-se no local de fonte oficial.

Os trabalhos deste encontro, a ser abertos pelo Presidente guineense, Alpha Condé, têm por objetivo buscar dados com vista a qualificar o sistema educativo do país, de acordo com a fonte.

Estão previstos igualmente temas como "Melhoramento da aprendizagem do françês", "Desenvolvimento de domínios e da reforma dos programas do ensino secundário", "Estratégia para um ensino franco-árabe de qualidade", "Introdução experimental das línguas nacionais no ensino primário", indica a fonte.

Os organizadores do encontro asseveram que os trabalhos culminarão na redação dum «livro branco» que servira de roteiro aos decisores públicos na perspetiva das reformas a empreender.

Os decisores públicos indicaram que « os resultados calamitosos » das recentes provas escolares nacionais refletem « o verdadeiro rosto » da educação nacional no país em que, a seu ver, o nível dos alunos é muito baixo.

Para as provas de passagem no sétimo ano, só 30,51 porcento dos candidatos obtiveram a média, ao passo que para as que sancionam, com o diploma do fim do ensino primário (BEPC), só 21,3 porcento dos candidatos foram declarados admitidos.

Só 8 porcento dos alunos obtiveram o diploma do fim do ensino médio para a área das ciências experimentais, 16 porcento para as ciênças matemáticas e 28 porcento para as ciências sociais.

Os responsáveis do Ministério de Ensino Pré-Universitário sublinharam, no final da proclamação dos resultados que esses resultados refletiam ao nível de domínio dos alunos muitas vezes habituados às fraudes e às admissões maciças, sem envidar esforços, nas classes superiores.

-0- PANA AC/DIM/DD 03setembro2011