Guiné-Conakry reabre igrejas excecionalmente para celebrar Assunção no sábado
Conakry, Guiné (PANA) - As igrejas na Guiné- Conakry serão "excepionalmente reabertas", no sábado, por ocasião da celebração da festa da Assunção, anunciou quarta-feira à noite o secretário-geral da Liga Islâmica, El hadj Ali Jamal Bangoura.
Bangoura disse que "a Assunção é uma ação de graças e devoção à Virgem Maria" que será celebrada em todas as igrejas do país, após o encerramento dos locais de culto, em março passado, por causa da pandemia do coronavírus.
Lembrou aos fiéis que devem respeitar as medidas de proteção, tais como usar máscaras, lavar as mãos, distanciamento físico, entre outras, antes de exortar os cristãos a multiplicar as orações pelo fim da pandemia que afetou quase 10 mil pessoas e deixou 50 mortos, no país.
"Saúdo a Igreja que tem rezado muito e sensibilizado aos perigos da doença, desde o primeiro caso", disse.
Durante a recente celebração da festa muçulmana de Aïd El Kébir, o Governo autorizou os fiéis a rezar em mesquitas ou praças públicas que servem de locais de oração para os fiéis do Islão.
No seu discurso aos seus compatriotas de hoje, o chefe de Estado, Alpha Condé, prometeu que seriam tomadas novas medidas contra todos aqueles que não respeitam as medidas preventivas ou que serão considerados culpados de fabricar certificados falsos de teste negativo da covid-19.
Dos mais de 12 milhões de habitantes do país, os cristãos representam dois por cento da população e encontram-se na sua maioria na Guiné Florestal (sul), fronteiriça com a Côte d’Ivoire, a Libéria e a Serra Leoa.
-0- PANA AC/IS/DIM/IZ 13agosto2020