Conakry, Guiné (PANA) - O Estado de emergência sanitária foi prorrogado por um mês na Guiné Conakry, a partir de sexta-feira última, segundo um decreto lido um dia antes na televisão nacional.
Desde a declaração do primeiro caso de coronavírus no país, em março último, os serviços especializados de controlo das epidemias falam em 13 mil 942 casos confirmados, 13 mil 323 curados e 81 óbitos observados em centros de tratamento.
Responsável pelo combate ao coronavírus, a Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS), que lançou recentemente a fase piloto da vacina russa, o Sputnik V, pretende trazer mais de dois milhões de doses da vacina avaliados em 70 milhões de dólares americanos.
A fase piloto da vacina russa Sputnik V, de 55 vacinas, permitiu imunixar cerca de 20 pessoas, especialmente altos funcionários, porque "são os líderes que devem dar o exemplo", afirmou recentemente Sakoba Keïta, chefe da ANSS, segundo quem existem fortes demandas.
A verdadeira campanha de vacinação será lançada antes do final do primeiro trimestre do ano de 2021, graças a uma grande doação de países e parceiros amigos, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
-0- PANA AC/JSG/MAR/DD 15janeiro2021