Guiné Conakry prolonga estado de emergência sanitária
Conacri, Guiné (PANA) - Em decreto divulgado segunda-feira à noite na Televisão Nacional, o Presidente guineense Alpha Condé decidiu prorrogar por mais três meses, a partir desta terça-feira, o estado de emergência sanitária em todo o território nacional.
Na semana passada, o Presidente pediu ao Conselho de Ministros para reforçar a vigilância nas fronteiras do país, especialmente com a Libéria e a Serra Leoa, por causa da propagação de variantes da covid-19.
Reiterou ao Ministro da Saúde para tomar "medidas enérgicas" a fim de reforçar seriamente a vigilância nas fronteiras aéreas e terrestres devido ao recrudescimento de casos positivos de cocid-19 e ao aparecimento de variantes do vírus em alguns países vizinhos, incluindo a Serra Leoa e a Libéria.
Também insistiu na necessidade de aumentar significativamente os testes de PCR devido ao grande número de casos assintomáticos identificados no país.
No início de julho corrente, o Governo decidiu que os viajantes provenientes da Guiné agora estarão sujeitos a um controlo estrito do resultado do teste covid-19 RT-PCR devido à circulação de novas variantes do vírus em todo o mundo.
Viajantes de países onde as novas variantes circulam estarão sujeitos a disposições especiais, alertou o Governo.
Por sua vez, a Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS) explica que muitas variantes estão a circular no mundo, principalmente em alguns países vizinhos onde as mais virulentas, designadamente Alpha, Beta, Gamma e Delta, foram detetadas.
A partir de agora, todos os viajantes vindos do estrangeiro estarão sujeitos, à sua chegada ao território nacional, a um controlo rigoroso dos resultados do teste covid-19 RT-PCR, podendo regressar aos locais da sua residência, caso sejam considerados negativos.
Todavia, os viajantes que não tiverem um resultados negativos de RT-PCR covid-19 serão isolados por conta própria.
-0- PANA AC/JSG/SOC/MAR/DD 27julho2021