Guiné-Conakry mantém equipa técnica para CAN dos Camarões
Conakry, Guiné-Conakry (PANA) - O ministro guineense da Juventude e Desportos, Lansana Béa Diallo, defendeu nesta terça-feira a manutenção da equipa técnica nacional de futebol até ao Campeonato Africano das Nações (CAN) previsto para 2021 nos Camarões.
Numa entrevista a uma rádio privada local, o antigo pugilista profissional belgo-guineense, cooptado pela Junta no poder desde 05 de setembro último, disse que embora o técnico francês Didier Six tenha partido, os outros membros da sua equipa devem permanecer e continuar o trabalho na perspetiva do CAN de 2021, nos Camarões, previsto para 09 de janeiro a 06 de fevereiro de 2022.
O antigo internacional Kaba Diawara e Mandjou Diallo que assistiam o Francês, assumiu a equipa recentemente, a duas jornadas do fim das eliminatórias do Mundial de 2022, no Qatar, do qual a Guiné-Conakry foi eliminada.
“Eu discuti com Kaba Diawara e vamos ver qual é a melhor estratégia a elaborar para permitir a esta equipa participar neste CAN para não provocar muitos danos. O treinador adjunto não fez um mau trabalho; é um patriota que deseja investir-se para a Guiné-Conakry. Então, acho que poderá efetivamente compor com os jogadores que parecem entender-se com ele”, declarou o governante guineense.
Vários antigos jogadores do Syli national, bem como adeptos que continuam a reclamar pela demissão de toda a equipa técnica da seleção nacional, desejam o regresso de Kanfory Lappé Bangoura que conduziu o Syli local às meias-finais do último Campeonato Africano das Nações (CHAN) disputado nos Camarões e ganho por Marrocos (2-0) face ao Mali.
A Guiné-Conakry atuará no Grupo B com o Senegal, o Malawi e o Zimbabwe.
-0- PANA AC/JSG/SOC/FK/IZ 30nov2021