Guiné-Conakry lança segunda fase do Plano de Emergência contra covid-19
Conakry, Guiné (PANA) - O Presidente Alpha Condé lançou quinta-feira a segunda fase do Plano de Emergência contra a covid-19, na Guiné-Conakry, anuncia um comunicado do seu serviço de comunicação enviado à PANA nesta sexta-feira, em Conakry.
Na ocasião, prometeu acompanhar os seus compatriotas até dezembro próximo para reduzir os efeitos do impacto da pandemia do coronavírus nas suas condições de vida.
“Vamos ajudar as famílias porque o coronavírus é um golpe nas condições de vida das populações. Por isso, decidimos apoiar as populações até ao mês de dezembro”, disse, sem precisar a maneira como vai fazer-se este acompanhamento.
Deplorou o facto de que alguns dos seus compatriotas não usam máscaras e também não observam a distância física, antes de insistir no respeito pelas medidas preventivas.
Por seu lado, no contexto da crise da saúde, a Agência Nacional de Inclusão Económica e Social (ANIES), integrou no seu Plano de atividades 2020 ações de emergência essenciais para reduzir as consequências da crise de saúde nas populações, com prioridade para as pessoas mais vulneráveis.
A ANIES é a entidade responsável pela componente social do plano de resposta económica da Guiné à covid-19.
Ela acaba de associar-se ao Programa Alimentar Mundial (PMA), para ajudar a distribuir alimentos a cerca de 25 mil famílias vulneráveis, cada uma com um 50 quilogramas de arroz e 10 litros de óleo.
Estas famílias estão essencialmente concentradas em Conakry, a capital e o epicentro da doença.
O Governo guineense suspendeu o pagamento das faturas de água e de corrente elétrica para as famílias até ao final de dezembro próximo.
-0- PANA AC/JSG/MAR/IZ 14agosto2020