Conakry, Guiné Conakry (PANA) - O Governo guineense lança, nesta sexta-feira, uma campanha nacional de vacinação contra o coronavírus na cidade capital onde as primeiras doses serão administradas ao pessoal médico, soube a PANA de fonte oficial.
A decisão foi tomada na sequência da receção, quarta-feira última, de um lote de 200 mil doses da vacina Sinopharm e 201 mil e 600 seringas, oferecidas pela China a pedido do Presidente guineense, Alpha Condé, em janeiro último enviado ao seu homólogo chinês, Xi Jiping.
A doação chinesa foi recebida no aeroporto internacional de Conakry-Gbessi pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e Guineenses do Estrangeiro, Ibrahima Khalil Kaba, da Saúde, Remy Lama, e pelo diretor da Agência Nacional da Segurança Sanitária (ANSS), Sakoba Keita.
A Guiné-Conakry espera igualmente por outras encomendas de doses destas vacinas.
Antes da entrega das vacinas chinesas, o Governo guineense encomendou 200 mil doses da vacina russa, Sputnik V, algumas das quais já administradas a vários responsáveis, nomeadamente o próprio Presidente Condé e membros do seu Governo.
O Governo garantiu ter desembolsado quatro milhões de dólares americanos para receber as doses da vacina Sputnik V, que, de acordo com a ANSS, permitirão imunizar pelo menos dois milhões de pessoas desejosas de o fazer.
-0- PANA AC/JSG/FK/DD 4março2021