Guiné Conakry lança campanha de vacinação contra Ébola
Conacry, Guiné (PANA) - O Ministério da Saúde guineense iniciou o desdobramento de equipamentos e pessoal médico destinado à resposta contra a doença hemorrágica Ébola, cujos casos foram diagnosticados recentemente na Floresta da Guiné (Sul), revelou neste sábado a Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS).
O equipamento médico destina-se à próxima campanha de vacinação contra a febre do vírus Ébola, cujos primeiros casos e óbitos foram registados em Gouécké, na região sul do país.
O primeiro caso da doença apareceu nesta região, em 2013, antes de se espalhar por todo o país, bem como pela Libéria e pela Serra Leoa, onde já fez mais de 30 mil mortos.
“Esta sexta-feira, enviamos um segundo lote de equipamentos, bem como pessoal para apoiar e ajudar as equipas de resposta locais da prefeitura de N'érékoré em prelúdio ao lançamento da vacinação”, lê-se na conta Facebook da ANSS.
A ANSS anunciou recentemente que o Governo fez um pedido de quase 12 mil doses da vacina para serem ventiladas em três locais, a partir da próxima semana.
A estrutura médica garantiu que os seus serviços poderiam vacinar mais de 100 pessoas por dia, principalmente nas zonas de risco e onde foram registados os primeiros casos.
A doença já causou, segundo fontes médicas, cinco mortes no país onde 244 casos-contactos estão sob observação de um total de 247, ou seja, uma taxa de 99 por cento.
-0- PANA AC/IS/MAR/IZ 21fev2021