Agência Panafricana de Notícias

Guiné-Conakry instada a realizar 2ª volta sem tardar

Abuja- Nigéria (PANA) -- Os chefes de Estado da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) pediram, sexta-feira, às autoridades conakry-guineenses para fazerem tudo a fim de organizar a segunda volta da eleição presidencial nas próximas três semanas.
Adiada para uma data ulterior, esta segunda volta deveria opor, domingo, o candidato da União das Forças Democráticas da Guiné (UFDG), Cellou Dalein Diallo, ao da Coligação do Povo da Guiné (RPG), Alpha Condé.
O adiamento do escrutínio segue-se ao falecimento, terça-feira passada na França, do presidente da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), Ben Sékou Sylla, e às violências que opuseram sábado passado, em Conakry, partidários dos dois candidatos, fazendo um morto e diversos feridos.
Os chefes de Estado da CEDEAO reuniram-se em cimeira extraordinária em Abuja, a capital federal da Nigéria, para analisar a situação política na Guiné-Bissau e os meios de enviar para este país uma força regional de manutenção da paz.