Guiné-Conakry identificação de 34 novos casos da febre de Lassa
Conacri, Guiné (PANA) - A Guiné-Conakry registou 34 contactos de febre de Lassa, na província meridional de Guéckédou, onde foi recentemente detetado um doente de 17 anos, anunciou a Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS).
Em declarações à imprensa local, Sory Condé, chefe de Unidade e Sistema de Gestão de Dados e Informação do Departamento de Vigilância da ANSS, confirmou a identificação de 34 contactos na região sul, onde um primeiro caso da doença foi diagnosticado, em 2021.
“Já existem 34 contactos listados. O trabalho continua no campo (...) Continuamos também a sensibilização no terreno, porque infelizmente não existem vacinas contra a febre de Lassa. Então a estratégia é encontrar os casos, isolá-los e tratá-los”, explicou.
Segundo Condé, neste processo de apuramento de casos, a ANSS vai procurar nos registos de consultas das estruturas para ver se os doentes passaram por queixas semelhantes à doença procurada, em Guéckédou.
Foi iniciada uma investigação nas aldeias em causa com vista à identificação de todos os contactos e seu seguimento.
Endémica, a febre de Lassa, que já foi diagnosticada em certas regiões da África Ocidental, nomeadamente na Guiné, na Serra Leoa, na Libéria e na Nigéria, é transmitida por um pequeno roedor peridoméstico.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) notificou casos de febre de Lassa na Guiné, em 2021, ainda na zona sul do país, onde foram observados casos de óbito.
-0- PANA AC/IS/MAR/IZ 24abril2022