Guiné Conakry homenageia seus jogadores depois de CHAN
Conakry, Guiné (PANA) - O Ministro de Estado guineense do Desporto, Sanoussy Bantama Sow, expressou segunda-feira à noite a sua satisfação, alguns minutos após a chegada ao aeroporto de Conakry-Gbessia dos "onze nacionais locais e do seu pessoal".
Eles vieram dos Camarões, onde participaram no 6.º Campeonato Africano das Nações (CHAN) de Futebol, reservado aos jogdores africanos que evoluem nos campeonatos nacionais.
Visivelmente muito satisfeito e cheio de orgulho, o governante disse estar muito feliz por ver estes jovens jogadores regressarem com uma medalha de bronze, obtida sábado após a sua vitória por 2-0 sobre os Camarões, país anfitrião da competição, terminando em terceiro lugar, depois do Mali (2.º classificado) e de Marrocos (primeiro classificado e campeão africano).
"Digo-o alto que estes jovens não têm nada a invejar à equipa nacional A (sénior), absolutamente nada. É preciso evitar chamar as pessoas porque elas só estão na Europa. Não se deve chamar pessoas que nem sequer jogam para os seus clubes. Os jovens que vimos, garanto-vos que não têm nada a invejar a nenhum jogador guineense que jogue em clubes europeus, para desafiar pessoas que pretendem o contrário", defendeu.
Doravante, prosseguiu, recusaremo-nos a chamar alguém que não tenha clube para deixarmos de lado os grandes jogadores locais, que são o orgulho da Guiné", frisou.
Por sua vez, o treinador Lappé Bangoura também elogiou "os grandes desempenhos" dos seus pupilos que, recordou, apesar de apenas duas semanas de preparação, honraram o país, cujos dirigentes puseram à sua disposição todos os meios necessários.
Também saudou o espírito de luta e os sacrifícios feitos pelos jogadores que, acrescentou, eram "os dignos representantes da Guiné."
Milhares de fãs de todas as idades saíram em massa para dar as boas-vindas à equipa que chegou no início da tarde.
-0- PANA AC/JSG/DIM/DD 9fevereiro 2021