Guiné-Conakry espera 200 mil doses de vacina chinesa Sinopharm
Conakry, Guiné (PANA) – A Guiné-Conakry aguarda uma segunda doação da China de 200 mil novas doses da vacina Sinopharm contra a COVID-19, depois da concedida, no início deste mês, soube-se de uma fonte oficial
O país está, neste momento, confrontado com uma forte propagação da covid-19, principalmente na capital, Conakry,
No entanto, o Ministério dos Negócios Estrangeiros não precisa, na sua página Facebook, a data de chegada deste segundo lote de vacinas Sinopharm.
A Rússia também ofereceu recentemente um lote de 10 mil doses de vacina à Guiné-Conakry, que diz ter feito um pedido de 400 mil doses a um custo de dois milhões de dólares americanos.
As autoridades de saúde, que lançaram a campanha de vacinação, há 10 dias, utilizam vacinas chinesas e russas em pessoas com pelo menos 50 anos de idade.
Os vacinadores percorrem cerca de 20 bairros da capital considerados muito afetados por casos de contaminação no país onde, segundo as últimas estatísticas divulgadas no último domingo, 123 pacientes sucumbiram à doença nos Centros de Tratamento Epidemiológico (CTE), desde a descoberta do primeiro caso, a 12 de março de 2020.
O número acumulado de casos confirmados é de 19.773, incluindo 16.480 curados registrados no CTE.
A Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS) planeia vacinar 45 por cento da população, até junho próximo, antes de chegar a cinco milhões de pessoas em dois anos.
Diante da gravidade da situação, o Presidente Alpha Condé prorrogou, no último mês de fevereiro, por três meses, o estado de emergência sanitária em todo o território nacional.
-0- PANA AC/JSG/SOC/MAR/IZ 30março2021