Agência Panafricana de Notícias

Guiné-Conakry encomenda boletins de voto seguros para presidenciais

Conakry- Guiné-Conakry (PANA) -- A Guiné-Conakry anunciou quarta-feira ter encomendado da África do Sul cerca de cinco milhões 200 mil boletins de voto "infalsificáveis" para as eleições presidenciais de domingo próximo.
De acordo com a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), os novos boletins de voto financiados pela União Europeia (UE) com 700 mil euros "contêm todas as garantias de transparência para um escrutínio credível".
A CENI precisa, num comunicado divulgado em Conakry, ter preferido um boletim único com as fotos e as siglas dos partidos dos 24 candidatos para evitar fraudes e enchimentos das urnas.
Para o escrutínio de domingo, o Ministério da Administração Territorial e Assuntos Políticos e a CENI colocarão em funcionamento 13 mil 200 Assembleias de voto para os quatro milhões 297 mil eleitores inscritos.
As eleições serão supervisionadas por observadores nacionais e internacionais, dos quais 70 representantes da UE e 30 do Centro Carter, do nome do ex- Presidente norte-americano Jimmy Carter (de 1977 a 1981).