Agência Panafricana de Notícias

Guiné-Conakry e Níger privados duma reunião da CEDEAO

Accra- Gana (PANA) -- Os representantes da Guiné-Conakry e do Níger no Conselho dos Sábios da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) estão proibidos de participar numa reunião deste órgão que se inicia quinta-feira em Accra, no Gana, soube a PANA de fonte oficial.
Esta reunião de três dias abrange o "Reforço das Competências em Mediação e em Facilitação" nos 15 países membros da CEDEAO.
Em Janeiro passado, a CEDEAO suspendeu a Guiné-Conakry depois da tomada do poder por uma Junta dirigida pelo capitão Moussa Dadis Camara na sequência da morte do Presidente Lansana Conté.
A organização regional suspendeu igualmente o Níger, a 20 de Outubro último, devido à rejeição das suas autoridades de adiar eleições legislativas.
A CEDEAO instou o Governo nigerino a adiar este escrutínio para permitir um diálogo político visando pôr termo à crise ligada à organização, a 4 de Agosto último, dum referendo constitucional destinado a permitir ao Presidente Mamadou Tandja permanecer no poder depois da expiração do seu segundo mandato de cinco anos, em Dezembro próximo.