Agência Panafricana de Notícias

Guiné Conakry e Bélgica assinam acordo de cooperação

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A Bélgica e a Guiné Conakry assinaram um acordo de cooperação bilateral no valor de 15 milhões de euros para os anos de 2016 e 2017, anuncia um comunicado do Governo enviado esta quinta-feira à imprensa.

O acordo foi rubricado pelo ministro belga da Cooperação, Alexander De Croo, durante a sua visita de trabalho à Guiné Conakry antes de se deslocar ao Burkina Faso.

Segundo o comunicado, os dois países vão iniciar negociações para definir os programas de cooperação para o período de 2017 a 2020.

Para o acordo relativo aos anos de 2016 a 2017, os programas de cooperação envolvem o desenvolvimento da agricultura, o reforço da segurança alimentar e a instalação de infraestruturas que permitam o acesso à água potável das populações na zona de Kindia-Manou.

O documento assinado prevê, além disso, a concessão de bolsas a estudantes guineenses nos domínios da medicina, da economia e a formação no setor digital.

A Bélgica vai igualmente financiar projetos visando a reintegração económica das vítimas da epidemia do vírus do Ébola, indicou o comunicado.

Um laboratório móvel foi instalado em Nzérékoré pela Bélgica e desempenhou um papel determinante na luta contra a epidemia do vírus do Ébola na Guiné Conakry.

-0- PANA AK/BEH/FK/TON 7jan2016