Conakry, Guiné (PANA) - A Guiné Conakry deseja uma melhoria de condições de peregrinação pela Meça, na Arábia Saudita para muçulmanos guineenses, soube a PANA de fonte oficial.
O desejo da Guiné foi expresso quarta-feira última pelo seu primeiro-ministro, Mohamed Beavogui, durante uma audiência concedida ao embaixador da Arábia Saudita no país, Hussein Nasser S. Aladakellah.
Segundo um comunicado do primeiro-ministro, enviado à PANA, o chefe de Governo disse ao seu interlocutor que existe "uma necessidade muito urgente" de se melhorar as condições de chegada e instalação dos peregrinos guineenses na Meca.
“Vamos trabalhar com o nosso pessoal e a nossa organização. No entanto, precisamos do apoio da Arábia Saudita. A mudança deve ser sentida pelos peregrinos”, disse Béavogui ao diplomata saudita.
Os fiéis muçulmanos guineenses não fazem peregrinação para Lugares Sagrados do Islão há dois anos por causa das medidas tomadas pelo Governo saudita contra peregrinos vindos do exterior, para controlar infecções pelo coronavírus no local.
A Arábia Saudita apoia a Guiné nos domínios da saúde, da educação e noutros setores para melhorar o nível de vida das populações.
-0- PANA AC/JSG/MAR/DD 28outubro2021