Guiné-Conakry cria comité de pilotagem do CAN 2025
Conakry, Guiné (PANA) - O Presidente guineense da Transição, coronel Mamadi Doumbouya, nomeou os membros do Comité de pilotagem da 35ª edição do Campeonato de África das Nações (CAN) de futebol, prevista para 2025, na Guiné-Conakry, anuncia um decreto lido na televisão nacional.
A equipa é composta por 35 membros e presidida pelo ministro dos Desportos, Lansana Béa Diallo, assistido pelo seu homólogo do Orçamento, Moussa Cissé.
A Presidência da República e o gabinete do Primeiro-ministro estão igualmente representados no comité que inclui ainda líderes empresariais, advogados e administradores civis.
Recentemente, na sua primeira saida para o interior do país, particularmente para Boké, na Baixa Guiné, a cerca de 200 quilómetros da capital, Conakry, onde lançou os trabalhos de terraplenagem do local selecionado para a montagem de uma infra-estrutura para o CAN 2025, o ministro Béa Diallo afirmou que o coronel Doumbouya está determinado a fazer tudo o que for possível para a organização do CAN, no país.
O ministro foi sucessivamente à Alta Guiné e à Guiné florestal para lançar igualmente os trabalhos de terraplanagem dos sítios selecionados para o CAN.
Mas vários observadores acreditam que será difícil para a Guiné honrar o seu compromisso de organizar o CAN porque, segundo eles, à exceção de Conakry, que tem hotéis de alto nível, os outros locais escolhidos carecem de tudo, particularmente os lugares de acolhimento, os estádios elegíveis às normas internacionais, entre outros.
-0- PANA AC/JSG/DIM/IZ 12março2022