Conakry, Guiné (PANA) - O líder da Junta guineense, coronel Mamadi Doumbouya, criou quarta-feira um Quadro de Consulta Inclusivo (QCI), tal como exigido há vários meses pela classe política e pelos atores da sociedade civil, segundo um decreto publicado no mesmo dia.
De acordo com o decreto, o QCI ficará sob a alçada do ministro da Administração Territorial e Descentralização, que reporta periodicamente ao chefe do Governo sobre a evolução das consultas com todas as partes interessadas.
A nova estrutura constitui um espaço de informações, troca de ideias e propostas entre os atores das forças vivas da nação sobre a transição.
É liderada por um Secretariado Técnico, responsável por preparar e organizar o diálogo entre as forças vivas da nação.
O Quadro de Consulta Inclusivo, formado por todas as forças vivas da nação, conta com uma Secretaria Técnica de três representantes, 20 membros de coligações partidárias, três representantes do Governo, cinco da sociedade civil e dois de associações de imprensa, entre outros.
Os membros do Quadro Consultivo são nomeados por despacho do ministro da Administração Territorial e Descentralização sob proposta das respetivas estruturas.
-0- PANA AC/JSG/MAR/IZ 07abril2022