Conakry, Guiné-Conakry (PANA) – Quarenta novos casos confirmados de coronavírus (covid-19) foram detetados, domingo, na Guiné-Conakry, perfazendo cinco mil 610 infeções acumuladas no país, anuncia o boletim diário da estrutura sanitária transmitido esta segunda-feira à PANA.
Os novos casos resultam de testes efetuados no laboratório pela Agência Nacional de Segurança Nacional (ANSS) em 524 amostras, enquanto 26 doentes foram declarados curados, de acordo com a mesma fonte.
O total dos casos confirmados, desde o surto do primeiro caso, a 12 de março último, é de cinco mil 610, enquanto os doentes curados são avaliados em quatro mil 522 contra 33 mortes registadas nos centros de tratamento, lê-se no boletim.
Quase 300 Guineenses, bloqueados durante vários meses no vizinho Senegal, devido à covid-19, regressaram de voo, no último fim de semana, ao seu país onde eles foram acolhidos por agentes da ANSS que os conduiziram a uma unidade hoteleira, onde estarão submetidos individualmente a testes de despistagem antes de voltarem às suas casas.
Na semana passada, o Presidente guineense, Alpha Condé, disponibilizou três milhões de máscaras aos Ministérios encarregues da Educação a fim de as distribuírem a alunos, estudantes, nomeadamente aqueles que farão provas, e aos seus professores, que retomaram recentemente as aulas.
-0- PANA AC/JSG/FK/DD 6julho2020