Guiné-Conakry confirma 62 novos casos de covid-19
Conacri, Guiné (PANA) - A Guiné registou 62 novos casos de coronavírus domingo, depois de exames realizados em 942 amostras, elevando para nove mil 371 o número de casos confirmados, desde o aparecimento do primeiro, a 12 de março, indica o boletim diário da Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS).
A mesma fonte precisa que 54 pacientes foram declarados curados, nos diversos centros de tratamento da covid-19, que elevam para oito mil 387 pessoas, enquanto 59 pacientes sucumbiram ao vírus.
O Governo guineense autorizou a reabertura, a partir desta semana, de locais de culto muçulmanos e cristãos para a grande oração de sexta-feira e a missa dominical em quase todo o país, onde estavam encerrados desde março passado.
Esta medida surge na sequência de um "parecer favorável" dado pelo Conselho Científico, sublinha o Secretariado da Liga dos Assuntos Religiosos, que recorda a necessidade do respeito das medidas preventivas, nos locais de culto, nomeadamente a lavagem das mãos, o distanciamento físico e o uso de máscaras.
Num recente discurso à Nação, o Presidente Alpha Condé prorrogou o Estado de Emergência sanitária, até meados de setembro, e denunciou a indiferença e o abandono de seus compatriotas em relação ao uso de máscaras.
Assim, anunciou que a multa por desrespeito do uso de máscara subiu de 30 mil para 50 mil francos guineenses (cerca de 3.000 francos CFA).
Os polícias intensificaram os controlos nas principais artérias da capital, onde procedem diariamente à detenção de vários donos de bares e dancings com os seus clientes por reabrir sem nenhuma autorização.
-0- PANA AC/JSG/MAR/IZ 31agosto2020