Conakry, Guiné-Conakry (PANA) - A Guiné-Conakry registou, segunda-feira, sete novos casos de coronavírus (covid-19), após testes realizados em 120 amostras, ou seja, um índice de positividade de 5,8 porcento, anuncia o boletim diário da Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS), transmitido à PANA.
A mesma fonte precisa que 20 doentes testaram negativos e foram declarados, e que o total dos óbitos registados nos centros de tratamento é de 81 casos, desde o surto do primeiro caso no país, em março de 2020.
Sexta-feira última, o Estado de Emergência sanitária foi prorrogado por um mês no país.
O chefe do Estado, Alpha Condé, fez-se vacinar no mesmo dia, no quadro da fase piloto da vacina russa, Spoutnik V, já administrada a vários altos dignitários do país.
A ANSS prevê adquirir mais de dois milhões de doses de vacinas Spoutnik V avaliados em 70 milhões de dólares americanos.
A verdadeira campanha de vacinação será lançada antes do fim do primeiro trimestre de 2021, graças a uma importante doação de países amigos e parceiros, nomeadamente a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
-0- PANA AC/JSG/FK/DD 19jan2021