Guiné Conakry com novo óbito ligado ao coronavírus
Conakry, Guiné (PANA) – A Guiné registou, quarta-feira, um novo óbito ligado ao coronavírus, num dos Centros de Tratamento Epidemiológico (CTE) do país, anunciou a Agência Nacional da Segurança Sanitária (ANSS).
No seu boletim diário transmitido à PANA, a ANSS indica igualmente que 137 novos casos positivos de coronavírus foram confirmados por testes realizados em mil 817 pessoas, ou seja, uma taxa de positividade de 7,5 por cento.
A ANSS precisa que 35 doentes testaram negativos e foram declarados curados nos CTE onde 569 paicentes estão ainda em tratamento.
O total dos casos positivos é de 16 mil 291, sendo 15 mil e 68 curados e 92 óbitos hospitalares, desde a descoberta do primeiro caso no país, a 12 de março de 2020.
Face à subida dos casos positivos de coronavírus o Presidente guineense, Alpha Condé, decidiu, na semana passada, prorrogar por três meses o Estado de emergência em todo o território nacional , segundo as suas recomendações.
Medidas de prevenção, nomeadamente o uso de mascara facial, serão aplicadas sob pena, em caso de violação das mesmas, de pagamento de uma multa de 50 mil francos guineenses, cerca de três mil francos CFA (cerca de seis dólares americanos).
A campanha de vacinação contra a covid-19 inicia-se nesta sexta-feira na cidade capital do país, onde o Governo recebeu quarta-feira última 200 mil doses da vacina chinesa, Sinopharm, doados pela China.
-0- PANA AC/JSG/SOC/FK/DD 04março2021