Conakry, Guiné-Conakry (PANA) - A Guiné-Conakry registou quarta-feira 77 novos casos de coronavírus, após testes realizados em mil 308 amostras, uma taxa de positividade de seis porcento, indicou a Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS).
No seu boletim diário transmitido esta quinta-feira à PANA, em Conakry, a ANSS precisa que 42 doentes recuperaram enquanto um outro faleceu num dos centros de tratamento da covid-19.
O país acumula, desde o primeiro caso detetado, a 12 de março último, oito mil 792 casos de coronavírus dos quais sete mil 574 recuperações e 53 óbitos.
A estrutura sanitária propôs ao Governo, que o aceitou no início da semana, o aumento para 50 mil francos guineenses (três mil e 500 francos CFA) contra 30 mil francos, a multa por desrespeito do uso da máscara facial.
Na semana passada, numa mensagem a anunciar a prorrogação por 30 dias do Estado de Emergência sanitária, no país, o Presidente Alpha Condé condenou energicamente o desrespeito das medidas preventivas, nomeadamente a ausência de máscaras entre os jovens.
Neste sentido, ele lançou advertências às populações, pedindo-lhes mais disciplina com vista a vencer a pandemia cujo epicentro é a capital, Conakry, onde campanhas de sensibilização estão em curso para encorajar o uso de máscaras.
-0- PANA AC/JSG/FK/IZ 20agosto2020