Guiné-Conakry com 5.040 casos de covid-19
Conacry, Guiné (PANA) - A Guiné-Conakry registou segunda-feira 52 novos casos confirmados de coronavírus, elevando o total destes casos no país para cinco mil 40, anunciou a Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS) no seu boletim diário transmitido à PANA.
Segundo a ANSS, 16 doentes foram declarados curados, perfazendo três mil 685 curas, desde o aparecimento da pandemia a 12 de março último, na Guiné, onde fontes hospitalares anunciam um total de 28 mortes.
O essencial dos casos de contaminação teve lugar na capital, Conakry, onde foi adiada, a reabertura, inicialmente prevista para segunda-feira, 22 de junho de 2020, por mais 30 dias, dos locais de culto muçulmano e cristão, segundo uma recente decisão do chefe do Estado, Alpha Condé.
Numa reportagem da Rádio Televisão Guinense (RTG), constatou-se a reabertura de igrejas e mesquitas em Nzerekoré (sul), a cerca de mil quilómetros de Conakry, onde responsáveis dos locais instalaram kits sanitários e exigiram o respeito estrito pelas medidas de barreiras na entrada e no interior.
Também foram reabertos locais de culto na região da Alta Guiné ou região da Savana, a cerca de 600 quilómetros da capital, na Média Guiné e em várias prefeituras da Baixa Guiné ou da Guiné Marítima, onde quase não existem casos de contaminação.
Face a um aumento constante de contaminação da covid-19 no país, a China ofereceu segunda-feira à Guyiné material médico avaliado em mais de dois milhões de dólares americanos.
-0- PANA AC/JSG/MAR/DD 23junho2020