Guiné Conakry com 19 novos casos de coronavírus
Conakry, Guiné-Conakry (PANA) - A Guiné-Conakry assinalou, segunda-feira, 19 novos casos positivos de coronavírus em 336 amostras testadas, ou seja, um índice de positividade de 5,2 por cento, sublinha a Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS) no seu boletim diário, transmitido nesta terça-feira à PANA.
A mesma fonte precisa que 65 doentes testaram negativos e foram declarados curados, e que uma morte foi notada num centro de tratamento.
A Guiné Conakry acumula, até à data, 10 mil 344 casos de coronavírus, dos quais nove mil 757 recuperações e 65 óbitos, desde o surto do primeiro caso no país, a 12 de março de 2020.
A ANSS projeta iniciar brevemente discussões, no quadro da sensibilização, com Estados-Maiores dos 12 partidos políticos candidatos às eleições presidenciais de 18 de outubro próximo, cuja campanha se iniciou sexta-feira última à meia-noite, por 30 dias.
Fontes bem informadas asseguram igualmente que o Governo tomará, nos próximos dias, medidas de abrandamento devido a uma forte manifestação, ocorrida segunda-feira, dos estudantes das universidades públicas contra a carestia do preço do transporte público que se duplicou ou se triplicou para os mesmos troços, desde a entrada em vigor das medidas de distanciamento social, adotadas pelos decisores públicos.
Fechados, há vários meses, os bares, as discotecas, entre outros, poderão igualmente beneficiar das medidas de abrandamento, de acordo com as mesmas fontes.
As mesquitas reabriram-se recentemente após um parecer favorável do Conselho Científico dado ao Governo, mas os crentes muçulmanos que vão a estes lugares de culto devem usar máscaras faciais, refere-se.
-0- PANA AC/JSG/FK/DD 22set2020