Guiné Conakry com 15 novos casos de coronavírus e 15 curados
Conakry, Guiné (PANA) - A Guiné contablizou 15 novos casos de coronavírus domingo, na sequência de testes efetuados em 253 amostras, ou seja, um índice de positividade de 5,9 por cento, anunciou a Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS).
A mesma fonte diz que 15 pacientes foram declarados curados, o que eleva o total a 11 mil 853, dos 12 mil 841casos positivos notados, desde o primeiro teste positivo em março úlitimo no país.
Desde então, foram igualmente assinaladas 75 mortes em centros de tratamento, devidas ao mesmo vírus.
O Governo recordou, domingo à noite, a "suspensão das manifestações até à nova ordem" no quadro do respeito pelas regras do estado de emergência sanitária e dos requisitos de segurança sanitária.
Esta medida relaciona-se com iniciativas de certas estruturas políticas alinhadas com a maioria presidencial, para a celebração da vitória eleitoral do candidato Alpha Condé, Presidente da República cessante, nas recentes eleições presidenciais.
O Governo lembrou aos partidos e movimentos políticos aliados da maioria presidencial, assim como a todas as entidades políticas e sociais, a suspensão, por razões sanitárias, das manifestações de massas em todo o território nacional.
Esta "medida excecional", justificada pelo estado de emergência em vigor no país, segue-se aos imperativos de segurança sanitária ditados pelas autoridades sanitárias do país, nomeadamente a ANSS, no contexto de um vasto programa de testes em massa das populações para a covid-19, que acabam de iniciar, com vista à erradicação, o mais rapidamente possível, da pandemia do coronavírus no país.
-0- PANA AC/JSG/DIM/DD 23novembro2020