Conacry, Guiné (PANA) - O Governo guineense assinou, quinta-feira, com seis empresas estrangeiras acordos para a construção de infraestruturas com vista ao Campeonato Africano das Nações (CAN) de futebol, agendado para 2025 na Guiné.
Os ministros dos Desportos, Lansana Bea Diallo (antigo pugilista profissional) e o do Urbanismo, Ousmane Gaoul Diallo, indicaram que as infraestruturas serão realizadas em 24 meses graças aos acordos de pré-financiamento assinados com responsáveis de empresas, cujos representantes se comprometeram a realizar os trabalhos dentro deste prazo fixado.
Trata-se das aldeias CAN, hotéis, hospitais, entre outros, disseram os dois governantes que acrescentaram que 800 apartamentos serão construídos e depois revendidos no final da competição.
Numa recente reunião com a imprensa, o ministro dos Desportos afirmou que a organização do CAN é "uma prioridade governamental", acrescentando que todas as empresas foram selecionadas para a construção de estádios, estradas e hotéis, nesta perspetiva.
O Governo planeia construir seis estádios de competição, 27 campos de treinos, hospitais e aeroportos, enfatizou o antigo pugilista profissional, acrescentando que "a Guiné não tem como não organizar este evento desportivo em 2025", sem especificar os custos das obras.
-0- PANA AC/JSG/DIM/DD 1julho2022