Agência Panafricana de Notícias

Guiné-Conakry aproxima-se dos 3.000 casos de covid-19

Conakri, Guiné (PANA) – A Guiné-Conakry está prestes a atingir os três mil casos positivos de covid-19, segundo as últimas estatísticas transmitidas à imprensa pela Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS).

Dos últimos 471 testes efetuados, 69 deram positivo, elevando assim o número total dos pacientes para 2.796, desde o primeiro caso registado, a 12 de março último e cerca de 800 curas.

Em sentido contrário, o número de óbitos constatados nas estruturas sanitárias é 16, todos  em Conakri, a capital, reconhecida finalmente como o epicentro da doença devido à multiplicação dos casos em quatro dos cinco distritos da cidade povoada por mais de três milhões de habitantes.

A ANSS registou, na semana passada, sete casos confirmados na prefeitura de Kindia, a cerca de 135 quilómetros da capital, onde ocorreu um falecimento.

Entre os seis pacientes em tratamento, figuram imames, todos hospitalizados no Centro de Pesquisa Epidemiológica, Microbiologia e Cuidados Médicos (CREMS).

Na sua quarta mensagem à Nação desde a declaração do primeiro caso de covid-19, no país, pronunciada na semana passada, o chefe de Estado, Alpha Condé, disse estar satisfeito com os esforços do corpo médico, determinado a vencer a pandemia.

Para reforçar a equipa médica local, anunciou a chegada próxima de especialistas cubanos para ajudar a conter a doença.

O chefe de Estado garantiu igualmente que, brevemente, os médicos vão proceder a mil testes por dia graças a aparelhos eficazes esperados, no país.

Segundo a ANSS, apenas 350 testes são efetuados diariamente e cujos resultados são divulgados 72 horas mais tarde.

Na sua mensagem, Condé anunciou a prorrogação do Estado de Emergência de 26 de março último até 15 de junho próximo. O recolher obrigatório vai doravante vigorar das 22:00 às 05:00 horas locais, na capital, e é levantado nas províncias.

Disse igualmente que as concentrações para cerimónias podem doravante ir até 100 pessoas contra 20 inicialmente.

Serão organizados voos humanitários, para repatriar os cidadãos nacionais residentes no estrangeiro e que desejam regressar ao país.

-0- PANA AC/BEH/MAR/IZ 20maio2020