Guiné-Conakry anuncia reabertura de locais de culto
Conakry, Guiné (PANA) – As mesquitas e igrejas, fechadas desde março último devido à pandemia do novo coronavírus no país, serão reabertas nas cinco comunas de Conakry, capital da Guiné-Conakry, na próxima semana, para a celebração das grandes orações semanais, soube-se de uma fonte oficial.
Uma nota do Secretariado Geral para os Assuntos Religiosos precisa que a grande oração muçulmana da sexta-feira começa próxima semana, seguida de missas celebradas aos domingos, nas igrejas.
Os locais de culto, nas regiões de Boké e Kindia na Guiné Marítima, Mamou na Guiné Central e Nzérékoré na Floresta da Guiné também serão reabertos.
A reabertura destes locais de culto, sublinha a mesma fonte, foi validada pelo Conselho Científico que deu a sua aprovação, exigindo no entanto o respeito das medidas de proteção nos locais de culto, nomeadamente a lavagem das mãos, o distanciamento físico e o uso de máscaras.
Fiéis muçulmanos tentaram, no passado, sem sucesso, mas muitas vezes com atos violentos, reabrir mesquitas em partes da capital e em cidades do interior do país.
Asseguram estar nos seus direitos, argumentando que são autorizados comícios regulares a favor de quem apoia a candidatura do Presidente cessante, Alpha Condé, às eleições presidenciais, cuja primeira volta está marcada para 18 de outubro.
Desde a descoberta, a 12 de março, do primeiro caso da covid-19, no país, foram diagnosticados nove mil 309 casos até agora, dos quais oito mil 333 pacientes recuperaram da doença contra 59 falecidos em estruturas hospitalares.
-0- PANA AC/BEH/MAR/IZ 30agosto2020