Guiné Conakry anuncia 47 novos casos de coronavírus
Conakry, Guiné (PANA) - A Guiné Conakry registou, terça-feira, 47 novos casos de coronavírus, depois de testes efetuados em 911 amostras, ou seja, um índice de positividade de 5,2 por cento, enquanto 48 doentes foram declarados curados, anunciou a Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS) no seu boletim diário, aque a PANA teve acesso.
Segundo a mesma fonte, o número acumulado dos casos confirmados é de 12 mil 260 contra 10 mil 648 curados e 73 óbitos, notados em centros de tratamento instalados em várias partes do país, desde a descoberta do primeiro caso de covid-19, em março último.
A equipa médica, que reclama por "prémios excecionais" prometidos pelo Governo, organizou uma manifestação segunda-feira última, perto do Centro Hospitalar Universitário (CHU) de Donka, em Conakry, que abriga o maior centro de tratamento do coronavírus, ameaçando greve.
Médicos lembram que o Governo lhes prometeu um prémio mensal e individual de cinco milhões de francos guineenses (mais de 600 dólares americanos), dizendo-se determinados a continuar com o seu movimento de protesto.
Segundo uma fonte informada, tudo parece ter voltado à normalidade, depois dum encontro entre o primeiro-ministro, Ibrahima Kassory Fofana, e representantes do corpo médico, presenciado pelo ministro da Saúde, Remy Lamah.
Os serviços de apoio ao gabinete do primeiro-ministro aguardam por uma lista exaustiva do pessoal médico empenhado na luta contra a pandemia do coronavírus, para proceder ao pagamento dos "prémios excecionais" prometidos pelo Governo.
No seu discurso da fase 2 da resposta económica à covid-19, o primeiro-ministro anunciou o desembolso de cinco biliões de francos guineenses, (mais de 600 mil dólares americanos), destinados ao pessoal de saúde, como "prémios excecionais."
-0- PANA AC/JSG/MAR/DD 4novembro2020