Conacri, Guiné (PANA) - A Guiné registou, terça-feira, 38 novos casos de coronavírus, confirmados por testes realizados em 969 suspeitos, ou seja um índice de positividade de 3,9 por cento, anunciou o boletim diário da Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS ) transmitido à PANA.
A mesma fonte precisa que 71 pacientes foram declarados curados em diversos centros de tratamento do país, onde foi detetado o primeiro caso da doença em março último.
De acordo com a ANSS, o total dos casos positivos registados desde março último é de 14 mil 417 contra 13 mil 869 curados e 82 mortes hospitalares.
Para prrevenir qualquer eventualidade, o Governo, que planeja vacinar cerca de dois milhões de pessoas, disse já ter encomendado dois milhões de doses duma vacina russa, Sputnik V, no valor de 70 milhões de dólares americanos.
Vários altos funcionários, incluindo o próprio Presidente da República, Alpha Condé, foram os primeiros a serem vacinados com a Sputnik V.
A campanha de vacinação, segundo fonte segura, deve ser lançada antes do final do primeiro trimestre do ano de 2021, graças a uma grande doação fornecida por países amigos e parceiros, em particular a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
-0- PANA AC/IS/MAR/DD 27janeiro2021