Conakry , Guiné-Conakry (PANA) - A Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS) registou, segunda-feira, 20 novos casos positivos ao coronavírus, ou seja, uma taxa de positividade de 4,9 por cento, após testes realizados em 406 amostras, indica o seu boletim diário entregue esta terça-feira à PANA.
A mesma fonte precisa que 20 doentes foram tratados e declarados curados, aumentando assim o total para 11 mil 538 recuperações.
Também mencionou o registo de 70 pacientes que já sucumbiram ao novo vírus em centros de tratamento, desde o surto do primeiro caso no país, a 12 de março último.
O Presidente guineense, Alpha Condé, decidiu, quinta-feira última, prorrogar o estado de emergência sanitária por um mês em todo o território nacional.
Observadores continuam a afirmar que a proliferação dos casos de contaminação é evidente, nomeadamente na capital, onde, apesar das multas fixadas pelo Governo em 50 mil francos guineenses (mais ou menos 15 dólares americanos), o uso da máscaras faciais não é totalmente acatado pelas camadas juvenis.
Fontes médicas confirmam que a capital, constituída por cinco municípios e povoada por cerca de dois milhões de habitantes, representa o epicentro da doença.
-0- PANA AC/JSG/FK/DD 20out2020