Conakry, Guiné (PANA) - A Guiné-Conakry registou 139 novos casos de coronavírus domingo, depois de testes realizados em mil 208 amostras, além de 154 recuperações e uma morte.
De acordo com a Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS), o total dos casos confirmados desde o primeiro diagnóstico positivo, a 12 de março, eleva-se para oito mil 482, dos quais sete mil 364 curas contra 51 mortes.
O Presidente Alpha Condé anunciou, na última sexta-feira, a prorrogação do Estado de Emergência sanitária por 30 dias e insiste no respeito das medidas de biossegurança, nomeadamente o uso de máscaras que as populações, segundo ele, não usam.
“Constato com grande pena há algumas semanas que os esforços para combater o vírus foram confrontados com um relaxamento culpável destas mesmas medidas. Em particular, o uso de máscara é negligenciado por uma parte cada vez maior da população. Exorto-vos a usar as máscaras nas ruas e em casa para reduzir os casos de contaminação e a pôr termo à pandemia(...)”, declarou.
As medidas tomadas para conter a doença na Guiné, afirmou, são necessárias para inverter de forma sustentável a dinâmica da contaminação e pôr fim à pandemia.
-0- PANA AC/JSG/MAR/IZ 17agosto2020