Conakry, Guiné (PANA) - A Guine Conakry e aSerra Leia decidiram reabrir as suas fronteiras, soube a PANA de fonte oficial em Conakry.
A decisão consta de uma série de acordos assinados pelos dois países, no final duma visita de 48 horas à Guiné Conakry do Presidente da Serra Leoa, Julius Maada Bio.
A Guiné Conakri tinha tomado a decisão unilateral de fechar, unilateralmente, em setembro último, as fronteiras com todos os países vizinhos, designadamente a Guiné-Bissau, o Senegal e a Serra Leoa.
O comunicado final da visita de dois dias do Presidente da Serra Leoa, acompanhado por uma grande delegação, sublinha que este último e o seu homólogo da Guiné-Conakry, Alpha Condé, e concordaram em reabrir as suas fronteiras comuns nesta quinta-feira.
Os dois Governos assinaram também acordos sobre o Acordo Geral de Cooperação com vista à criação de uma Comissão Mista de Cooperação, em matéria de segurança e inteligência, bem como um memorando de entendimento e de mútua assistência em matéria aduaneira entre os dois países.
-0- PANA AC/IS/MAR/DD 16fevereiro2021