Guiné-Bissau regista 52 novos casos de covid-19
Ziguinchor, Senegal (PANA) - A Guiné-Bissau registou 52 novos casos positivos de coronavírus, incluindo o ministro da Saúde do país, António Deuna, anunciou o Serviço de Saúde em Bissau.
De acordo com Tumane Baldé, porta-voz do Centro de Saúde de Emergência que coordena a luta contra o coronavírus, de 94 amostras analisadas 52 deram resultados positivos dos quais 38 homens e 14 mulheres.
Até agora, a Guiné-Bissau registou um total de 257 casos positivos de covid-19, desde a chegada do vírus ao país, incluindo 19 recuperações e uma morte.
Todos os 52 novos casos vivem na cidade de Bissau e são todos contactos contaminados pela mesma pessoa, que morreu no país no início da pandemia.
O ministro da Saúde Pública, António Deuna, que se encontra entre os novos casos positivos, está confinado num hotel em Bissau e em tratamento.
O primeiro-ministro, Nuno Na Biam, também deu positivo no teste de covid-19 e está atualmente em tratamento.
Três outros ministros, incluindo o do Interior, foram também considerados positivos, o que eleva para quatro o número de ministros infetados.
Esta situação está a causar uma certa psicose entre a população, consciente de que, se a pandemia se alastrar, será uma catástrofe, na medida em que o país não dispõe de infraestruturas sanitárias adequadas para lhe fazer face.
-0- PANA MAD/IS/DIM/IZ 03maio2020