Guiné Bissau propõe "cooperação sul-sul" a São Tomé e Príncipe
São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embalo, propôs ao Governo são-tomense uma cooperação sul-sul, para que os dois países possam tirar vantagens das suas potencialidades, soube a PANA de fonte oficial.
O Presidente da Guiné-Bissau fez está proposta depois dum encontro com o primeiro-ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus.
“A consolidação das nossas cooperações bilaterais é ao mesmo tempo um contributo valioso que damos para os laços de amizade entre os PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) e da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), afirmou o estadista guineense.
Segundo Embalo, São Tomé e Príncipe e a Guine Bissau são dois Estados com potencialidades e experiências acumuladas em diversas áreas, as que podem partilhar e de que podem tirar vantagens múltiplas.
No capítulo bilateral, Umaro Sissoco Embaló, disse pretender uma cooperação pratica e dinâmica com São Tomé e Príncipe.
Durante a sua estada em São Tomé e Príncipe, desde terça-feira última, o estadista guineense foi recebido pelo vice-presidente da Assembleia Nacional são-tomense, Levy Nazaré, e visitou zonas turísticas do país.
Para Sissoco Embalo, a visita do Presidente são-tomense, Evaristo Carvalho, a Guiné-Bissau, em maio último, "é histórica."
Nessa ocasião, os dois países assinaram vários protocolos de cooperação, nomeadamente em matéria de mobilidade dos seus cidadãos.
Dai que, disse, tenha retribuído com uma visita rápida a São Tomé e Príncipe.
-0- PANA RMG/DD 18junho2021