Guiné-Bissau chamada a apostar na luta contra tráfico de droga
Paris, França (PANA) - França apelou para que as novas autoridades da Guiné-Bissau mantenham um "compromisso sustentado" com a luta contra o tráfico de droga como condição para a paz e segurança na sub-região.
O apelo foi lançado segunda-feira pela conselheira na representação permanente da França junto das Nações Unidas no Conselho de Segurança, Nadia Fanton.
"Esperamos das autoridades da Guiné-Bissau um compromisso sustentado e a longo prazo sobre esta questão. O apoio do Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e o Crime é benéfico e vários dos seus programas ajudaram recentemente na apreensão de reservas de droga.
"Esta cooperação deve continuar, em benefício da paz e da segurança em toda a sub-região", disse . Nadia Fanton ao Conselho de Segurança.
A diplomata francesa sublinhou a importância da luta contra o tráfico de droga e a criminalidade organizada na Guiné-Bissau, considerada como um país de trânsito para as drogas duras provenientes da América do Sul.
Segundo ela, apesar de progressos significativos, "ainda não se registaram progressos suficientes nesta área".
As autoridades do país fizeram apreensões significativas de droga, incluindo duas operações que resultaram nas duas maiores apreensões de cocaína já registadas no país, com 789 quilogramas e 1947 quilogramas, respetivamente, em 9 de março de 2019 e em setembro último.
Trata-se de quase duas toneladas de cocaína proveiente da Colômbia, representando a maior apreensão de cocaína da história do país.
Desde 2011, o Gabinete das Nações Unidas contra Drogas e Crime (ONUDC), através do seu gabinete de programas na Guiné-Bissau, ajuda as forças da ordem, procuradores e juízes do país a reforçar a sua resposta ao tráfico de droga, ao crime organizado transnacional perpetrado, ao tráfico de pessoas, ao controlo das fronteiras, ao contrabando, ao branqueamento de capitais e contra o terrorismo.
-0- PANA BM/BEH/DIM/IZ 12agosto2020