Agência Panafricana de Notícias

Guiné-Bissau apoia com $75 mil vítimas de erupção vulcânica em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - O ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Mário Lopes da Rosa, entregou esta segunda-feira, na cidade da Paia, ao Governo de de Cabo Verde um cheque de 75 mil dólares americanos, como apoio do seu país às vítimas da erupção vulcânica em curso, desde 23 de novembro passado, na ilha cabo-verdiana do Fogo.

O primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, destacou, depois de um encontro com Mário Lopes da Rosa, o simbolismo deste gesto de solidariedade e de amizade do Governo da Guiné-Bissau para com Cabo Verde, numa altura em que aquele país vive um período de transição, enfrentando muitas dificuldade financeiras e sociais.

Para o chefe do Governo cabo-verdiano, este importante donativo do Executivo bissau-guineense reflete bem o grau de amizade e fraternidade que une os povos da Guiné-Bissau e de Cabo Verde.

Por sua vez, o chefe da diplomacia bissau-guinnense disse que se deslocou à cidade da Praia, portador de uma mensagem de solidariedade do primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, numa altura em que Cabo Verde, com realce para os deslocados de Chãs das Caldeiras, vivem uma situação particularmente difícil resultante da erupção vulcânica.

A ocorrência deste fenómeno natural obrigou também ao adiamento da visita oficial que Domingos Simões Pereira devia efetuar a Cabo Verde, de 30 de novembro a 03 de dezembro deste ano.

Esta seria a primeira deslocação oficial de um chefe do Governo daquele país ao arquipélago cabo-verdiano, depois das eleições deste ano que puseram fim ao período de transição na Guiné-Bissau, após o golpe de Estado de 12 de Abril de 2012.

-0- PANA CS/IZ 08dez2014