Agência Panafricana de Notícias

Guiné-Bissau agiliza criação de empresas

Bissau- Guiné-Bissau (PANA) -- O Governo da Guiné-Bissau tomou medidas para facilitar a abertura de empresas com vista a melhorar o ambiente de negócios no país, anunciou a ministra da Economia, Helena Embaló, segunda-feira em Bissau.
"Hoje, com os procedimentos simplificados são precisos 23 dias para ter a empresa legalizada", disse Helena Embaló durante uma conferência de imprensa, sublinhando que isto se deve à tomada duma série de medidas legais, nomeadamente a não obrigatoriedade de publicação dos estatutos das novas empresas no Boletim Oficial.
Outra medida importante, segundo Helena Embaló, foi a criação em Março, com o apoio do Banco Mundial e das Nações Unidas, do Centro de Formalização de Empresas, que vai concentrar todas as operações necessárias à constituição e legalização de uma empresa.
Por seu turno, a Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura da Guiné-Bissau (CCIA) considerou que a criação do centro "é mais um instrumento" que o Governo coloca à disposição dos empresários bissau-guineenses para que possam convencer os seus parceiros a investir no país.