Tripoli, Líbia (PANA) – Pelo menos de 141 migrantes ilegais de diversas nacionalidades, dos quais mulheres e crianças, foram socorridos quinta-feira, ao largo das costas líbias por patrulhas dos guardas costeiros líbios, anunciou a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
Numa publicação no seu site, a OIM explica que os migrantes foram conduzidos à Líbia em quatro operações de salvamentos distintas.
A OIM lembrou que o número total de pessoas socorridas desde o início deste ano se eleva para seis mil 989 migrantes, enquanto 123 morreram ao largo das costas líbias e 180 são dados como desaparecidos.
A Líbia, país ao mesmo tempo de destino e de trânsito da emigração clandestina para a Europa, está confrontada, nos últimos anos, com um alto fluxo de migrantes clandestinos, estimados em mais de um milhão de indivíduos que esperam a oportunidade de atravessar o Mediterrâneo para a Europa.
Por seu turno, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) divulgou ultimamente um relatório sobre a situação desumana com que os migrantes estão confrontados nos países mediterrânicos, incluindo a Líbia.
Revelou que mais de seis mil 200 refugiados e migrantes foram desembarcados, na Líbia, este ano e que vivem em condições difíceis.
-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 14agosto2020