Agência Panafricana de Notícias

Guardas costeiros italianos salvam 2.700 migrantes ao largo da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - Os guardas costeiros italianos socorreram quarta-feira dois mil e 700 migrantes a bordo de 13 navios perto das costas líbias, noticiaram terça-feira jornais líbios citando fontes italianas.

Um navio da Marinha alemã e um outro barco de busca e salvamento da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), bem como as forças navais e guardas costeiros italianos participaram na operação de salvamento, acrescentaram quinta-feira as mesmas fontes.

Segundo um porta-voz dos guardas costeiros italianos, a operação de salvamento decorreu numa zona a cerca de 55 quilómetros das costas líbias.

A Organização Internacional das Migrações (OIM) declarou, por seu turno, que cerca de 150 mil migrantes chegaram à Europa pelo mar desde o início de 2015, principalmente à Grécia e à Itália.

Segundo um porta-voz da OIM, Joel Milman, mais de mil e 900 migrantes afogaram-se no Mar Mediterrâneo, duas vezes o número de pessoas mortas durante o mesmo período do ano passado.

Por seu turno, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) revelou que a Grécia necessitava de ajuda para fazer face a mil emigrantes que chegam cada dia ao país.

-0- PANA BY/JSG/MAR/TON 16julho2015